sexta-feira, 30 de julho de 2010

O que é desenvolvimento sustentável?

Uma palavra que pode definir o século XXI é sustentabilidade. “Sustentável” se origina do latim sustinere, que encaminha para noções como: comportar, resguardar, auxiliar, colaborar, segurar, preservar em bom estado, fazer frente a, suportar. O significado de desenvolvimento sustentável poderia ser resumido como a busca por suprir as necessidades atuais. Essa procura pelo melhor para as pessoas e o meio ambiente deve acontecer sem afetar a possibilidade de gerações futuras suprirem as suas. Devemos tomar cuidados para evitar a degradação do meio ambiente em que vivemos e preservar a biodiversidade e os ecossistemas naturais. Em outras palavras, é a busca pela manutenção do ciclo de exploração dos recursos necessários à vida a longo prazo indefinidamente e por uma melhor distribuição das riquezas.



Agir buscando a sustentabilidade envolve ações constantes no nosso dia a dia. O ponto inicial é a educação. Se não soubermos os efeitos dos nossos atos sobre nós mesmos e para aqueles que nos cercam num futuro imediato ou distante, não poderemos cuidar adequadamente do local em que vivemos. O segundo ponto de ação é procurar conhecer os problemas que afetam a nossa comunidade. A sustentabilidade abrange vários níveis de organização, desde a vizinhança local até a comunidade global, e eles estão interligados. O mais imediato é o local, pois é onde podemos exercer maior influência e trazer mais benefícios.

O desenvolvimento sustentável apresenta aspectos prioritários: preservação dos recursos naturais, solidariedade para com as próximas gerações, satisfação das necessidades básicas da população (alimentação, saúde, educação), busca por um sistema social socialmente responsável.

O atual modelo de crescimento econômico gerou grandes desequilíbrios. A poluição e a consequente degradação ambiental aumentam diariamente. Tentar conciliar o desenvolvimento econômico e preservar o meio ambiente deixa de ser uma opção e passa a ser cada vez mais uma necessidade.

Nenhum comentário: