terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Rejeição de contas de João Henrique seria motivo das mudanças no 1º escalão?

Crise se agrava e prefeito de Salvador troca seis secretários



A Prefeitura Municipal de Salvador vai de mal a pior. Trânsito caótico, ocupação irregular de espaços públicos pelos ambulantes, abandono da Estação da Lapa e silêncio sobre o que será do Metrô em 2011 são alguns itens que traduzem o elenco de problemas da capital baiana ultimamente. 

O prefeito João Henrique se perdeu no andar da carruagem. Em meio à grave crise de gestão, ele anunciou na noite de segunda-feira (3) a substituição de seis secretários. Será que esta é a solução? Ou o pano de fundo é a falta de liderança do prefeito junto aos seus comandandos e despreparo para o cargo?

A Tarde On Line, aliás, sinaliza motivo mais sério do que  esses dois citados acima. Com base em comentários apurados nos bastidores, o jornal registra que o objetivo principal da troca de secretários é evitar a aprovação, na Câmara de Vereadores, do parecer do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) rejeitando a prestação de contas do prefeito. "Caso o parecer se mantenha, João fica inelegível pelos próximos oito anos".

Ainda, conforme A Tarde On Line,  "os vereadores ganharam cadeiras no Executivo e abriram espaço para a chegada à Câmara de outros aliados de João. A Casa Civil, órgão diretamente ligado ao prefeito e que coordena as ações de governo, ficará nas mãos do vereador Alfredo Mangueira (PMDB), ligado ao jogo do bicho. Já a Secretaria de Saúde, trocada recentemente, desta vez será comandada pelo vereador Gilberto José (PDT)". 

Se esta história é verdadeira pior se torna a situação da prefeitura e, por extensão, dos contribuintes que pagam IPTU e outros tributos sem ter de volta melhorias na cidade. Seria um 'jeitinho' de jogar para debaixo do tapete os desmandos administrativos e continuar na cena política disputando o voto dos eleitores?
 Lamentável tudo isso!

8 comentários:

Anônimo disse...

Segundo algumas especulações a motivação teria sido política, por causa do rompimento do prefeito com o ex-ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima (PMDB), desde a eleição para o governo baiano - na qual Geddel foi derrotado pelo reeleito Wagner. Um dos secretários exonerados, Fábio Mota, de Serviços Públicos, era o último integrante do governo municipal que havia sido diretamente indicado por Geddel.

Sergio Morgado Filho disse...

Elbinha,confesso ta amarrado pelo seu blog. Agora o troca-troca retira de vez o PMDB da administração municipal e consolida o afastamento entre João e o ex-ministro Geddel Vieira Lima. De acordo com nota à imprensa, os novos secretários foram escolhidos diretamente pelo prefeito, sem indicação de partidos aliados.
Feliz 2011 Elbinha!

Antonio Moraes Ribeiro disse...

Com essa reforma o prefeito Joao Henrique perdeu um grande secretario - Fabio Mota. O secretario era operacionalmente muito rapido e eficiente. Se a prefeitura tivesse em seus quadros secretarios municipais como Fabio Mota, tenho certeza que ela seria muito mais eficiente e agil.

Alex Alves disse...

Caros leitores, o caso de João Henrique é grave, ele está isolado politicamente e publicamente foi uma das piores administrações que eu já vi, João toma cuidado porque você ainda pode ser preso a próxima gestão irá fazer uma auditoria no caso "Metrô" e ai você não terá como esconder. Conselho procura fazer logo sua defesa rapaz e por favor nunca mais se candidate a nada só em fazer isso você estará contribuindo muito para nossa sociedade, faz isso por favor João esquece a vida pública.

Laís Costa (SSA) disse...

João foi eleito democraticamente pelos votos da maioria. Logo, a maioria da população é a responsável pelo caos da cidade. Mas tudo. daqui a 2 anos votamos novamente para João para deputado. Não é?

Luiza disse...

Como é suja a política nesse país BRASIL ,as contas do executivo são rejeitadas pra não ser condenado negociar com cargos.EU PERGUNTO QUE PAÍS É ESSE? só maracutaia!!!!

José Carlos Brito disse...

Alguem aí duvida de que o prefeito conseguirá aprovar as suas contas junto ao TCM? Vamos ficar de olho nos vereadores e não esquecer os nomes dos respectivos "comprados" que apoiarão mais essa vergonha.

Paula (Itapoãn) disse...

Esse cidadão, "está mais perdido do que cego em tiroteio". Uns dos piores administradores que já vi, desde a época do finado Fernando José. Lixos pelas ruas aqui em Itapuã nem se fala, na rua em que moro Tv Lacerda os pernilongos reinam absoluto. Cadê o carro do "fumacê"sumiu escafedeu-se! Acorda finado !